Notícia

Sebrae e CNI vão alavancar startups no ecossistema global de inovação

18/08/2022


Sebrae e CNI vão alavancar startups no ecossistema global de inovação

O Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica visando o aumento da competitividade dos pequenos negócios industriais, com foco nos pilares de produtividade e inovação, encadeamento produtivo, internacionalização, economia de baixo carbono e ESG. Por meio de parceria, que foi lançada nesta quarta-feira (17) durante a terceira edição do Fórum Encadear, em São Paulo, as instituições vão unir esforços para atender as micro e pequenas empresas, promovendo ações de relacionamento e articulação.

Na ocasião, Carlos Melles, presidente do Sebrae, destacou a importância da iniciativa: “Esse acordo abraça o sistema indústria como um todo a partir das verticais da inovação, da competitividade industrial, da ESG e da internacionalização dos pequenos negócios. Vamos colocar as empresas brasileiras na fronteira da tecnologia”, afirmou. Por sua vez, Robson Braga, presidente da CNI, agradeceu o alcance da iniciativa devido à atuação do Sebrae: “Queremos levar inovação aberta aos pequenos negócios de todo o Brasil. Fazer com que a indústria nacional possa gerar a inovação que permita a elas competir em nível global”.

Também durante o evento, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, demonstrou entusiasmo com a iniciativa: “O mundo busca uma nova cadeia de suprimentos, busca produzir de forma responsável e o Brasil é um player estratégico nesse cenário. Já fizemos a nossa transição enérgica, oferecemos uma das energias mais baratas do mundo e, assim, vamos conseguir escalar a economia verde por meio do empreendedorismo, demandando diretamente os pequenos e médios negócios”.

O primeiro plano de ação deste acordo terá a atuação conjunta com o Sosa, instituto que integra e fomenta startups em Israel e tem escritórios nas maiores capitais do mundo. A iniciativa prevê a aproximação de grandes empresas do mundo inteiro com startups brasileiras a partir de grandes desafios e demandas tecnológicas. Outra frente prevê a capacitação virtual para 900 participantes e a residência para um grupo de 21 empresas até 2025.

O mapeamento de tecnologias também está entre as iniciativas englobadas pela cooperação entre Sebrae e CNI. As metas incluem a criação de um mapa das tecnologias inovadoras das startups brasileiras e dos Institutos de Científicos e Tecnológicos (ICTs); o cadastramento das tecnologias inovadoras mapeadas em uma plataforma internacional de gestão da inovação; e o aprimoramento de software para inserção das informações das startups brasileiras na plataforma de gestão da inovação internacional.

Também está na mira do acordo o posicionamento do Sebrae em mercados internacionais, com a abertura de um escritório para os times do Sebrae e da CNI em Nova Iorque (EUA). Além do suporte para entidades do ecossistema mapearem as tecnologias com a sua inserção na plataforma de gestão da inovação internacional. Para tal, espera-se capacitar 30 startups nas metodologias utilizadas no projeto até 2025.

Fonte: Agência Sebrae


Voltar